DECORE ESTE ENDEREÇO: https://members.tripod.com/sosangola/

SEJA ACTIVISTA DA SOCIEDADE DA PAZ

Ao ajudarmos quem mais precisa estamos a cultivar a felicidade para todos.
diga não ao ódio, à violência e a guerra; diga sim ao diálogo, à paz e à solidariedade

<<< voltar ao menú da SOS ANGOLA


FÓRUM SOBRE AS MÚLTIPLAS CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA EM ANGOLA
DE 14 A 15 DE MARÇO DE 2001
ORGANIZAÇÃO: OPEN SOCIETY
LOCAL: MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL


Auditório do Museu da História Natural
Rua Nª Sª da Muxima, 47, Luanda.
1º Dia - 4ª feira, 14 de Março


Discurso de: Dom Zacarias Kamwenho
Oradores: Dom Zacarias Kamwenho é Arcebispo do Lubango Presidente da CEAST
Tema: Díscurso de abertura do fórum.

Discurso de: Justino Pinto de Andrade / Rafael Marques
Oradores: Justino Pinto de Andrade é advogado e membro da "Open Society" Angola, Rafael Marques é jornalista e igualmente membro da "Open Society" Angola.
Tema: Uma solução militar para o conflito angolano. Que ganhos e que perdas?


2º Dia - 5ª feira, 14 de Março


Discurso de: Lopo do Nascimento
Oradores: Lopo do Nascimento foi Presidente da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa) e é actualmente deputado do Mpla.
Tema: A gestão da transição política de um contexto de guerra para um contexto de paz - Problemas e desafios.

Discurso de: Manuel Santos Lima
Oradores: Manuel Santos Lima é professor universitário (Uni. Moderna de Setubal) e conferencista nos Estados Unidos, Canadá, França, Portugal, Senegal, Guiné-Bissau, etc. Poeta, romancista e dramaturgo
Organizador do "1º Congresso sobre Democracia nos PALOP" e fundador do Movimento de Unidade Democrática Angolana para a Reconstrução (MUDAR)
Tema: O compromisso dos intelectuais para com a cidadania.

Discurso de: Aryeh Neier
Oradores: Lido por Rafael Marques em nome de Aryeh Neier, Presidente da "Open Society"(http://www.soros.org)
Aryeh Neier é desde Setembro de 1993 presidente das Fundações Soros e do Institudo "Open Society". Nos 12 anos anteriores, foi director executivo da "Human Rights Watch", e antes disso, serviu por 15 anos a "American Civil Liberties Union", incluindo 8 anos como seu director nacional.

O Senhor Neier trabalhou como professor adjunto de lei na Universidade de Nova York por mais de uma duzia de anos. Foi também colunista de múltiplos jornais e revistas como a Times Magazine, The New York Time, The Washington Post ou o The International Herald Tribune. É ainda autor de 4 livros e contribuio para mais de 25 livros.
Participou em vários encontros universitários e toma parte em vários programas televisivos "Nightline", "MacNeil-Lehrer Newshour" e o "Today show".
O Senhor Neier desempenhou um papel fundamental na criação de um tribunal internacional para os criminosos de guerra contra a humanidade na antiga Jugoslavia. Ele também conduziu investigações de violações dos direitos humanos em mais de 40 países.
O Senhor Neier sentiu na pele a brutalidade da guerra e ódio. Ele nasceu na Alemanha NAZI e ainda novo se tornou refugiado.
Ele recebeu vários doutoramentos Honoris Causa.

Tema: DISCURSO DE ENCERRAMENTO.


O QUE FOI O FÓRUM

Foi um fórum sobre "As múltiplas consequências da guerra". Ao longo de dois dias (de 14 a 15 de Março) o Museu de História Natural, em Luanda, foi palco de mais um grandioso pela paz.

Uma Iniciativa da fundação "Open Society", uma ONG americana e com representação em Angola. Esta ONG trabalha ao nível da liberdade de impresa, direitos humanos, educação e igualdades sociais.
Este fórum teve como objectivo discutir problemas sócio-económicos e políticos do país resultantes do conflito armado.

No primeiro dia os participantes puderam escutar e seguidamente debater, entre outros, temas ligados ao "Valor da vida humana na sociedade angolana" e ao "Caracter traumático da guerra", assim como, "As vias para a sua solução da guerra".
Foram oradores: o bispo católico, dom Gabriel Mbilingue, o reverendo da igreja evangélica, Octávio Fernando, o representante da Ong holandesa "Médicos sem fronteira", Marc Poncin, o professor universitário Justino Pinto de Andrade e o deputado do Mpla Marcolino Moco.

No segundo dia os participantes puderam escutar e seguidamente debater, entre outros temas ligados "Tecido social da sociedade em guerra", ao caso da "Mulher angolana e a questão sobre a redução dos níveis de pobreza em situação de conflito." A "Gestão da transição política de um contexto de guerra para um contexto de paz - problemas e desafios" e "Que papel nos reservará a história, uma perspectiva para o futuro de Angola", foram outros temas abordados nesse evento. Foram oradores: o professor universitário Justino Pinto de Andrade, o deputado do Mpla Marcolino Moco e o historiador Jaca Jamba.


Participaram: membros do Governo e do corpo diplomático acreditado no país, deputados e sociedade civil.

paz, ecologia e irmandade universal

Que tudo o que é sagrado nos abençoe! Que tudo seja auspicioso para paz!